Escovação
Escovação
Escovação - Técnica de Bass Modificada
A técnica recomendada pelo nosso consultório chama-se Técnica de Bass Modificada. Basicamente consiste em inserir a escova em movimentos vibratórios em 45o exatamente entre a gengiva e o dente, sempre com a escova voltada pra gengiva(foto).
Não pode ser forte nem com pressa. Não é força que se coloca e sim jeito. Por isso mesmo tem de ter pouquíssima pasta de dente e boa iluminação pra conseguirmos inserir a escova no sulco gengival.Locais Chave pra Boa Higiene
A Imagem mostra claramente as regiões onde deve haver mais atenção ao escovar. Exatemente próximo à gengiva é o local onde se deposita a placa bacteriana. Se não limpar, ela se transforma em cárie, tártaro, entre outros problemas, como mal hálito, por exemplo.
Não é nada difícil limpar nos locais críticos se forem obedecidas as normas de usar pouca pasta e boa imulinação. Resumindo: enxergar onde a escova está limpando.Tártaro - Aparente
texto 1 texto
Normalmente o tártaro se forma nesse local da foto por ser onde sai a saliva. É a placa bacteriana que vira mineral(pedra). A partir desse estágio, o paciente não consegue mais retirar o tártaro e necessita ir a um dentista pra uma profilaxia profissional, vulgarmente chamada de "limpeza". O paciente deve comparecer ao dentista a cada 6 meses, em média. Há muitos, que tem uma ótima higiene, e são lembrados uma vez por ano, mas isso varia muito. Outros devem vir a cada 3 meses e com a melhora da escovação e treinamento podem espaçar mais esse tempo.FIO DENTAL
O Fio Dental deve ser passado em todos os espaços, salvo quando há uma prótese fixa(dentes grudados). Do contrário, o fio tem de passar. Recomendamos um fio com cera(wax) e de boa qualidade pra deslizar bem entre os dentes. Repare na foto quão alto chega o fio. Isso é feito com treino e conhecimento de que não é pra machucar e sim pra limpar apenas com cuidado.
A hora mais importante do fio dental é a noite, antes de dormir. Essa é a hora de caprichar. Há pessoas que comprar bochechos, enxaguatórios com sabor bom, dando a falsa sensação que os dentes estão limpos. Não estão. Os enxaguatórios são apenas pra frescor e deve ter uso limitado, pois é química colocada em contato com o meio bucal diariamente. Pode matar tanto microorganismos que fazem mal quanto que fazem bem.Flosser Picks - Já Passado !
Por muito tempo o mercado nacional não tinha esse fio que já vem passado. Ele é muito mais fácil de ser usado e bem mais higiênico. Não é nada difícil o seu uso e quem se acostuma não quer outra coisa.
Finalmente está chegando agora ao nosso país. Não é necessariamente descartável. Pode passar em água corrente e reutilizar enquanto não quebrar. O importante é passar no meio dos dentes seja esse fio, o tradicional, a fita dental (mais laminar), enfim: qualquer instrumento que o seu dentista aprove e limpe entre os dentes onde a escova não entra. Não vale bochechos com produtos milagrosos. Não limpa apesar do sabor ficar bom e a propagando dizer que limpa. Não limpa.Escova Macia
Repare na imagem que a escova é extremamente macia. Jamais use escovas duras e muitos largas e bojudas. Elas terão dificuldade em acessar o sulco gengival, bem como o paciente pode ter dificuldades em enxergar onde ela está higienizando.
Sempre em 45o de angulação, a escovação vai se tornando mais e mais automática até que o paciente sinta que se não fizer assim, não está limpo.